
Os trabalhadores estavam a ficar cada vez mais pobres. Enquanto a burguesia enriquecia com a indústria, a agricultura e o comércio. E a família real gastava o dinheiro todo do reino. Neste tempo havia uma grande diferença entre os grupos sociais uma vez que uns tinham tudo e mais alguma coisa e outros quase nada. E o governo não conseguia melhorar as condições do povo…
Empresas e bancos foram à falência, fazendo com que os governadores não ficassem muito contentes. Para se pagar os juros o povo tinha de pagar mais impostos o que não lhes agradou. Muitos trabalhadores ficaram desempregados, os que tinham trabalho o salário não dava para quase nada, enfim viviam em extrema pobreza.
No dia 4 de Outubro de 1910, passados 20 anos de madrugada ouvem-se tiros , instala-se o pânico entre os revolucionários. Já às 14.00h o governo pede ao Rei que vá para Mafra e ele obedece.
No dia seguinte, dia 5 de Outubro os revoltosos começam todos a atacar, neste dia por volta das 11.00h José Relvas, com outros revolucionários proclama a república da janela da Câmara Municipal. O governo passou a ter Joaquim Teófilo Braga como presidente.
O rei D. Manuel II partiu com a sua família para a Inglaterra!
Sem comentários:
Enviar um comentário